quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA


Sabemos que, mesmo que a informática tem uma participação cada vez maior no ensino, ainda encontra resistência por parte de alguns profissionais, pois até acreditam que o computador pode substituir o professor, isso se deve, muitas vezes, pela falta de conhecimentos sobre as reais possibilidades do computador se tornar um aliado ao professor, que precisará repensar suas práticas pedagógicas para que isso possa ocorrer.
Nessa perspectiva, muito se espera da educação, que seja de qualidade e para todos. No entanto, a realidade está muito distante disso. O que se encontra nas escolas, são dificuldades, tanto pelos alunos, como pelos professores. Os professores sentem-se desmotivados pela falta de valorização por parte dos alunos e da sociedade. Já os alunos, não se interessam pelas aulas, muitas vezes, norteadas por ser um ensino tradicional, que já não consegue atingir as expectativas dos alunos, e principalmente no ensino de matemática, exigindo a memorização de muitas fórmulas e conceitos, sem oferecer significado algum para a vida dos alunos, revertendo-se em dificuldades na aprendizagem, levando até a reprovação nesta disciplina.
A utilização do computador aparece como uma alternativa inovadora, na medida em que oferece possibilidades e instrumentos para a elaboração de dados e informações, o que pode facilitar as atividades diárias, bem como desenvolver nos estudantes, habilidades específicas, necessárias para usufruir das inovações impostas pela sociedade atual. O uso das tecnologias tais como calculadoras, computador e internet podem abrir novos horizontes aos educandos, se bem utilizadas podem se tornar a ferramenta eficaz no processo de ensino aprendizagem de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário