terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Seminário On Line

Como utilizar e mediar tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônicas, na sala de aula? Qual é a importância da mediação pedagógica?

As tecnologias quando são associadas no processo de ensino e aprendizagem devem ser utilizadas para auxiliar o professor em sala de aula, trazendo para conhecimento e discussão temas da realidade dos alunos. Não existe um padrão para quais tecnologias devem ser utilizadas, sejam elas eletrônicas, ou digitais. O objetivo central é colocar o papel do sujeito como aprendiz e fortalecê-lo como ator de suas atividades, que fará com que ele mesmo construa seu conhecimento. As tecnologias no processo de aprendizagem precisam dar ênfase nas técnicas que permitam participação dos alunos, interação, pesquisa, debate, diálogo, além do mais possibilitar que suas habilidades possam ser desenvolvidas, que se desenvolvam também atitudes e valores éticos, que tenha abertura ao novo, a sensibilidade e criticidade.
O professor como mediador pedagógico deve ser um facilitador e incentivador do processo de aprendizagem, o ponto de ligação entre o aprendiz e sua aprendizagem, não um ponto estático, mas que permita a troca entre as duas partes. O professor quando utiliza como recurso didático tecnologias de educação, precisa apresentar ferramentas que auxiliem os alunos a coletarem a informação, relacioná-las, organizá-las, discuti-las e debatê-las. Trabalhar com tecnologias de educação não é ensinar primeiramente como manuseá-las, mas apresentar como essas tecnologias que são tão presentes em nosso dia-a-dia podem ser relacionadas com outras disciplinas.

A mediação pedagógica busca abrir caminhos as novas relações dos alunos, com materiais, com seu contexto, com seu companheiro de aprendizagem, incluindo também o professor. E como características da mediação pedagógica, podemos citar: dialogar continuamente com o que acontece no momento,trocas de experiências, debater dúvidas, apresentar perguntas orientadas, dificuldades de aprendizagem.

Em suma as novas tecnologias em educação cooperam para que o professor possa dinamizar suas aulas, tornando mais vivos, interessantes e participantes e mais relacionados com a nova realidade de estudo. Assim o momento de aprender não é apenas o depósito de informação, mas a construção do conhecimento.

Um comentário:

  1. Tâmara, parabéns pela sua participação nas aulas.
    Fiquei muito feliz com sua reflexão, pois dá para perceber que vc construi o seu conhecimento. :)
    abs. e sucesso

    ResponderExcluir